Alta dos preços do café é liderada pela demanda mundial

Publicado em 06/09/2011 15:29
"A alta dos preços nos últimos dez anos é liderada pela demanda mundial, com um consumo estimado entre 138 a 140 milhões de sacas em 2011/12", afirmou o analista da Valorização Empresa de Café S.A., Luiz Otávio Araripe, durante o VI Seminário Internacional do Café, no Rio de Janeiro.
 
A perspectiva é também positiva, diante do espaço para o aumento do consumo, mesmo com a alta da matéria prima. "O crescimento potencial é enorme, enquanto grande parte dos países tem consumo per capita abaixo de 1kg, exceto Brasil e Estados Unidos", segundo Araripe.
 
Para o analista, os preços deverão se manter em patamares próximos dos US$ 2,30 por libra-peso e as cotações mais altas deverão resultar na melhora da produtividade nos próximos três anos, através de tratos culturais e adubação, porém, "é improvável que esse aumento seja significativo, devendo ficar na ordem dos 5%".
 
"A perspectiva para os próximos três anos ainda é de déficit entre a oferta e a demanda, com a demanda mundial crescendo a taxas de mais ou menos 2,5% ao ano, o que é, possivelmente, a maior taxa de crescimento da história", disse Araripe.

Tags:

Fonte: Agência Safras

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York