Cooxupé: rendimento abaixo do esperado gera quebra de 8%

Publicado em 06/09/2011 15:35
A quebra na safra de café 2011 na região de atuação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), com o rendimento abaixo da expectativa, pode chegar em média a 8% em relação à expectativa. A avaliação é da Cooxupé, como informou o coordenador de desenvolvimento técnico da Cooperativa, Mário Ferraz de Araújo. Segundo ele, o veranico de janeiro e fevereiro prejudicou a safra na fase de enchimento de grão, e isso está resultando em rendimento abaixo do esperado no beneficiamento dos grãos.
 
Segundo Araújo, além da redução normal da safra em função do ciclo bienal da cultura, os problemas climáticos levaram a essa diminuição na "renda" do café. Ele ressaltou que o levantamento mostrou que a quebra em São Paulo em relação à expectativa é de 7%; de 5% no sul de Minas Gerais; e de 13% no cerrado mineiro. A cooperativa atua nessas regiões.
 
Colheita na reta final – Na região de atuação da Cooxupé, que envolve o sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e também uma parte de São Paulo, a colheita está na reta final. Levantamento da Cooxupé até o último sábado (dia 03) mostrou que a colheita na média das regiões de atuação da cooperativa estava em 94%. Em São Paulo, a colheita é de 97%; no sul de Minas Gerais de 98%; e no cerrado mineiro está em 89%.
 
O clima está favorável ao andamento da colheita, apesar de terem sido registradas chuvas na semana passada, que não atrapalharam os trabalhos. Essas precipitações ainda são insuficientes para determinar a abertura de uma florada, com vistas à safra 2012. "Está faltando chuva e o pessoal está bem apreensivo com isso", observou Mário Ferraz.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário