Cafeicultores de MG comemoram bom momento do setor

Publicado em 09/09/2011 09:53 372 exibições
Está chegando ao fim a colheita do café no sul do estado. Boa parte do lucro da safra está sendo reinvestida nas propriedades.
O movimento na Cooperativa de Café em Varginha, sul de Minas Gerais, revela que a colheita está chegando ao fim. Já são 700 mil sacas da safra 2010/2011 e a expectativa é que o número chegue a um milhão até novembro. Os caminhões não param de chegar.

Esta semana, o preço passou dos R$ 500 em Varginha. Os produtores armazenam a colheita e esperam o melhor momento para negociar. O gerente de vendas da cooperativa, Marco Antônio Bíscaro, está otimista e acredita que o mercado cafeeiro vai permanecer em alta.

O reflexo dos bons preços do café pode ser visto no campo, parte dos lucros está se transformando em investimentos na fazenda. É o caso do produtor Carlos Lima, do município de Nepomuceno. Ele colheu 6,5 mil sacas em 250 hectares. Parte já foi vendida, o suficiente para investir R$ 500 mil na fazenda.

Outro fator que ajuda bastante no preço do café é o aumento das exportações. Os exportadores também estão satisfeitos, na última safra, que terminou em junho, 35 milhões de sacas foram exportadas.

Eduardo Carvalhaes, analista de mercado, explica que os números representam recorde histórico. Esse foi o ano-safra que o Brasil mais exportou e teve maior receita cambial com o grão.

Confira o vídeo com a reportagem completa e saiba como está a posição do Brasil no mercado  dos cafés finos.

Tags:
Fonte:
G1

0 comentário