Café tem potencial para expansão de área de cultivo

Publicado em 14/09/2011 07:57 308 exibições
Em entrevista coletiva para a divulgação do terceiro levantamento de safra do café, o Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manuel Bertone, afirmou que ainda existe potencial para o crescimento da área de plantio do café no Brasil. “Estamos agregando valor e as novas tecnologias abrem um campo vasto de oportunidades, porém, o cafeicultor passou por maus bocados e está sendo cauteloso no momento”, explicou.

Segundo o secretário, o momento é de comercializar o café por um preço melhor, já que na safra passada, quando houve a melhora do preço, a produção foi comercializada a preços menos competitivos. “Este ano o produtor está tendo a oportunidade de vender a safra de café arábica por um preço melhor, porém, não está ocorrendo uma procura anormal por novas mudas e financiamento para o plantio. Há espaço para crescer comedidamente”, explica Bertone.

Em relação a um novo aumento dos preços do café, Bertone afirmou que os valores estão firmes, em função da safra de ciclo baixo. Além disso, os níveis de estoques também estão baixos (cerca de 9,238.135 de sacas do produto em estoques privados, dados de 31 de março/2011) e a exportação tem aumentado, passando de US$ 531 milhões em 2010 para US$ 790 milhões em 2011.

O secretário disse ainda que o Brasil tem respondido com rapidez, qualidade e preços competitivos às demandas do mercado internacional, o que tornou o país um fornecedor de confiança no mercado internacional. “É sempre bom ter lucro, mas não precisa ser exagerado. As políticas governamentais para o setor são voltadas para que o mercado seja o mais estável possível a preços bons. Para isso, é preciso não ter pressa e ir com calma nos leilões”, explicou.

Saiba Mais

Bianualidade do café – A bianualidade do café é uma característica da safra deste grão em que se alternam ciclos de grandes safras em um ano e ciclos de safras pequenas no ano seguinte.

Tags:
Fonte:
Só Notícias

0 comentário