Organização Internacional do Café elege diretor

Publicado em 26/09/2011 12:07
O novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) será escolhido, até o final do dia desta terça-feira, 27 de setembro. A eleição será realizada durante a 107ª sessão do Conselho Internacional do Café, em Londres. Robério Silva, diretor do departamento do Café, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o representante do Brasil na disputa e está entre os três principais candidatos ao cargo.

Os outros dois países que buscam representação na direção da OIC são o México, com Rodolfo Taubert, e a Índia, com Krishna Rau. A última vez que um brasileiro dirigiu a OIC foi no período de 2000 a 2002, com Celsiu Lodder. Atualmente, o brasileiro José Sette dirige interinamente a entidade, depois da saída antecipada do colombiano Nestor Osório.
 
O Conselho busca a eleição por consenso. Caso não haja, o candidato precisa de 70% dos votos dos países importadores e 70% dos países exportadores de Café que fazem parte da organização. Se vencer, o concorrente brasileiro pretende promover a cooperação entre os membros da organização com foco no crescimento do setor cafeeiro mundial baseado nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Economista, Robério Silva já exerceu, por oito anos, o cargo de Secretário-Geral da Associação dos Países Produtores de Café, em Londres.

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã