Na Reuters: OIC vê mercado global de café apertado em 2011/12
A produção global de café em 2011/12 ficará em cerca de 129,5 milhões de sacas, enquanto o consumo global no período foi previsto pela organização em 134 milhões de sacas.
Segundo José Sette, que está deixando o cargo de diretor-executivo interino da organização, os estoques globais de café estão "muito baixos" comparativamente ao consumo, o que dá suporte ao mercado.
Mais cedo neste mês, a OIC projetou a safra de café 11/12 em 130 milhões de sacas, contra 133,3 milhões em 2010/11, com uma menor produção projetada para o Brasil e Indonésia.
Sette atuou interinamente como diretor da OIC desde que Nestor Osorio deixou o posto no ano passado, para se tornar embaixador da Colômbia nas Nações Unidos.
O brasileiro Robério Oliveira Silva foi nomeado o novo diretor-executivo na quinta-feira.
OIC quer expandir consumo de café em países emergentes
O novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café, Robério Oliveira Silva, disse, na sexta-feira (30/09), que dará um novo impulso para promover o crescimento do consumo de café na Ásia e em outros mercados emergentes, especialmente nos países produtores de café.
"Nós temos países que estão mostrando um crescimento no consumo de café, como a Indonésia, México e Índia, e eu quero ver esse crescimento mais e mais", disse Silva à Reuters em uma entrevista menos de 24 horas depois de ser nomeado diretor-executivo da OIC.
Falando no intervalo de um encontro da organização, antes de uma entrevista coletiva, ele afirmou que prevê um forte crescimento no consumo no Brasil e em nações como a China e Rússia.
"Estou confiante de que a China vai se tornar um mercado muito importante para o café. Farei tudo ao meu alcance para transformar esse país em um importante mercado. E a Rússia também", afirmou Silva, que tem grande experiência no setor de café, atuando mais recentemente como diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura.
Segundo ele, o lento crescimento da economia, em vez dos preços mais altos do café, tem pesado no aumento da demanda pelo produto em nações desenvolvidas.
0 comentário
Café: preços fecham sessão desta 2ª feira (16) com perdas moderadas nas bolsas de NY e Londres
Café conilon terá contratos futuros negociados na Bolsa de Valores do Brasil (B3)
Mercado cafeeiro segue trabalhando com volatilidade no inicio da tarde desta 2ª feira (16)
Café: preços registram alta superior a 3% na manhã desta 2ª feira (16)
CAFÉ EM PROSA PODCAST #183 - 8ª edição concurso NossoCafé Yara
Café: cotações do robusta encerram sessão desta 6ª feira (13) com altas recordes na bolsa de Londres