Premiação dos melhores cafés de São Paulo será hoje, em Santos

Publicado em 09/11/2011 08:42
Com a presença da secretária estadual da Agricultura Monica Bergamaschi, será realizada nesta quarta-feira (9), às 16h00, no Museu do Café, em Santos, a cerimônia de premiação dos 10 finalistas do 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira, nas categorias Cereja Descascado, Café Natural e Microlote. Na ocasião, os produtores vão conhecer o valor de compra de parte ou da totalidade de seus lotes, cujos lances foram dados durante leilão realizado na semana passada, e serão anunciadas as Empresas Campeãs desta edição, nas categorias Ouro (maior valor pago por saca de café), Diamante (maior valor investido na compra do café) e Especial (maior valor pago por saco de microlote).

O 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo teve como campeão o lote do cafeicultor José Romeu Aith Favaro, produzido na Estância Tijuco Preto, em Tejupá, associado da Proced - Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região, que obteve a maior nota: 9,086, em uma escala de 0 a 10. Esse café foi avaliado pela Comissão Julgadora como um produto extremamente uniforme, com bebida elegante, harmoniosa e com final agradável.

Além de campeão do concurso pela maior nota obtida, o lote de café de José Romeu Aith Favaro também ficou em 1º lugar na categoria Café Descascado. Já o café do produtor Célio Ferreira, do Sítio Bela Vista da Fumaça, de Divinolândia, que pertence à Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia, ficou em 1º lugar na categoria Café Natural, com a nota 8,656.  Na categoria Microlote, da qual participam apenas cafés de propriedades com até 10 hectares (considerando todas as culturas produzidas), o lote campeão foi o da cafeicultora Maria Aparecida Nascimento, do Sítio Samambaia, de São Sebastião da Grama, pertencente à Associação dos Produtores do Vale da Grama, com a note 8,702.

Este ano, 14 associações e cooperativas inscreveram para disputar o concurso estadual um total de 96 amostras, todas finalistas dos respectivos certames regionais. Foram inscritas 48 amostras na categoria Cereja Descascada; 35, na categoria Café Natural e 13 amostras na categoria Microlote. A avaliação dos lotes foi feita pela Comissão Julgadora nos dias 20 e 21 de outubro, em provas cegas (sem identificação da origem), na Sala de Provas da ACS – Associação Comercial de Santos. A pontuação, na escala de 0 a 10, é dada para características como aroma, doçura, acidez e corpo. Todo o concurso contou com auditoria independente e permanente da Apply Serviços Contábeis Ltda.

Participaram o concurso amostras enviadas por: Associação Agropecuária Barra Grande de Caconde, Associação Cafeicultores de Serra Negra e Região; Associação dos Produtores do Vale da Grama; Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia; Associação dos Produtores Cafés Especiais de Santa Luzia e Região; Associação Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, de Pedregulho; Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu – COPERJAU; Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – COCAPEC; COOPINHAL - Cooperativa dos Cafeicultores da Região e Pinhal; COOPEMAR - Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília; COOXUPÉ - Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé; PROCED - Associação dos Produtores de Café Descascado de Pirajú e Região; SINRAL - Sindicato Rural de Altinópolis e Sindicato Rural de Amparo.

Os cafés adquiridos no leilão formarão a Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que estará à disposição dos consumidores, em embalagens identificadas por selo numerado, a partir de 16 de dezembro, quando será oficialmente lançada em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Em sofisticadas embalagens de 250 gramas, identificadas por selo numerado, esses cafés são excelentes presentes de Final de Ano.

O concurso é uma realização da Câmara Setorial do Café e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café do Brasil.

A relação completa dos 10 lotes finalistas, com a respectiva nota de qualidade, pode ser acessada no site www.sindicafesp.com.br.

Tags:

Fonte: Tempo de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo