CAFÉ: OIC reduz estimativa da safra mundial por conta de chuvas na Ásia e na América Latina

Publicado em 10/11/2011 16:32
A Organização Internacional do Café (OIC) reduziu sua estimativa para a produção global de café na temporada 2011/12 por conta das fortes chuvas que castigaram importantes regiões produtoras da Ásia e da América Latina .

Segundo a OIC, a safra mundial deverá ser de cerca de 127,4 milhões de sacas de 60 quilos. A estimativa anterior, no entanto, era de 129,5 milhões de sacas.

"Condições climáticas adversas, que podem impactar negativamente na produção ou nos trabalhos de campo, têm sido frequentes em um número recorde de países exportadores de café, principalmente na América Central e na Indonésia", informou a Organização Internacional do Café.

A produção na Guatemala, segundo maior produtor centroamericano,terá um recuo de 8,9%, totalizando apenas 3,6 milhões de sacas. Já em El Salvador, o declínio na produção deverá ser de 21%, somando 1,45 milhões de sacas.

"Há o risco também de a Colômbia registrar uma produção historicamente baixa pelo quarto ano safra consecutivo. Caso o mau tempo permaneça, o tamanho e a qualidade da produção colombiana serão afetados", afirmou a OIC. A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de café arábica.

Na Índia, a safra deverá ter uma baixa de 16%, somando 5,5 milhões de sacas.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York