Conab realiza leilões de sisal e café

Publicado em 17/11/2011 08:45
Além dos grãos, a estatal vai oferecer contratos de opção de arroz
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta semana leilões para a comercialização de 3,8 mil t de sisal; 3 mil t de café e mais de 7 mil contratos de opção de arroz em casca. Os grãos negociados são provenientes de Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Os contratos de opção oferecidos são dos três estados da região Sul.

Na quinta-feira, 17 de novembro, será realizado um leilão (aviso 475) de Prêmio para o Escoamento (PEP) de 3,8 mil toneladas de Sisal da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. Poderão participar do leilão as indústrias de beneficiamento e comerciantes.

Em seguida, conforme aviso 463, serão oferecidos 7.414 contratos de opção de arroz em casca, dos três estados da região Sul. A maior parte dos títulos, cerca de 6.700 mil, é do Rio Grande do Sul. O produto não poderá ter como destino final os Estados que compõem as Regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, os Estados do Tocantins, Pará e de Rondônia e os países da Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Na sexta-feira, 18, será realizado um leilão para comercialização de 3 mil t de café. O grão é proveniente dos estoques da Funcafé em Minas Gerais. Detalhes da operação podem ser acessados pelo aviso 477.

Saiba Mais

Contrato de Opção de Venda Pública de Produtos Agrícolas: É um contrato negociado pelo governo que permite ao produtor ou cooperativas vender a sua produção para os estoques públicos, em data futura, por um preço previamente fixado. Esse instrumento assegura ao seu detentor o direito de entregar ao governo a quantidade de produto vinculada à operação no seu vencimento, desde que respeitadas as especificações definidas no contrato. Funciona como um seguro ao produtor contra a queda de preços e permite melhorar também os preços ao consumidor.

Prêmio para Escoamento de Produto (PEP): O governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento.

Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé): Fundo administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com recursos destinados ao financiamento do custeio, colheita, estocagem e comercialização de café. Os recursos também são direcionados a linhas especiais, à promoção do café brasileiro n os mercados interno e externo e para apoiar eventos do setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário