Carne: Em função da crise, Europa reduz importações de produto brasileiro

Publicado em 06/02/2012 08:32 e atualizado em 06/02/2012 12:36
Entre 2007 e 2011, as exportações de carne do Brasil para a União Europeia tiveram um recuo de 68%. Os brasileiros já chegaram a exportar 65% da carne importada pelos europeus e, no ano passado, esse índice foi de 39%.

De acordo com uma matéria do Valor Econômico, as incertezas causadas pela crise na Zona do Euro estão fazendo com que os consumidores optem por carnes mais baratas, como a de frango, por exemplo. Enquanto o consumo de carne bovina foi reduzido de 16 para 14,4 quilos por pessoa entre 2007 e 2001, o consumo do frango aumentou de 19,4 para 21,5 quilos.

Além disso, um embargo europeu ao produto brasileiro também comprometeu as vendas no último ano. Paralelamente, a questão cambial também atua negativamente no desempenho das vendas. "A competitividade da carne brasileira diminuiu muito por causa do câmbio".

Na última sexta-feira, o Ministério da Agricultura divulgou uma nota informando que voltou a gerenciar a "lista trade" com as informações de fazendas que estão aptas a exportar para a União Europeia, que desde 2007 era feita exclusivamente pelas autoridades europeias.

O mercado agora aguarda os reflexos dessa decisão, esperando que as vendas voltem a aumentar em função de uma agilidade maior nos processos e de uma redução da burocracia, já que a fiscalização agora está sob responsabilidade do Ministério da Agricultura. Atualmente, 1.948 fazendas estão credenciadas a vender carne para o bloco.

Com informações do Valor Econômico.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior