Exportações de carne bovina têm alta de 23% em janeiro

Publicado em 13/02/2012 05:54
As exportações brasileiras de carne bovina tiveram um aumento de 23% em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado. O volume exportado no mês passado, de acordo com a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), foi de 86,1 mil toneladas. 

Por conta do maior volume do preço médio da carne maior no período em questão, a renda com as exportações aumentou e chegou a US$ 400,88 milhões. Em janeiro, a tonelada exportada custou, em média, R$ 4655,00, alta de 3,4%. 

Apesar desse aumento das vendas externas, o embarque de carne bovina para o Irã, um dos principais mercados brasileiros, registrou um forte declínio. As exportações foram de apenas 2 mil toneladas, apontando um recuo de 85%. 

Essa baixa, ainda segundo a associação, se deve ao país estar sofrendo sanções financeiras dos EUA em função de seu programa nuclear, e isso faz com que seja mais difícil para os iranianos adquirirem e pagarem por produtos importados. 

Por outro lado, mesmo com um embargo que se estende desde o ano passado, a Rússia segue como principal destino da carne bovina brasileira. 

Em janeiro, as importações russas do produto do Brasil totalizaram 16.773 toneladas. Em relação ao mesmo mês de 2011, o aumento nas compras foi de 19,9%. 

O segundo maior comprador da carne brasileira é Hong Kong, que no mês passado importou 41,9% a mais do que em janeiro de 2011 e em seguida vem a União Europeia, que, por outro lado, registrou uma baixa de 0,14 nas importações se comparadas com o primeiro mês do ano passado. 

Com informações da Reuters. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior