EUA podem rever restrições à carne bovina brasileira

Publicado em 07/03/2012 17:06
Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse que está confiante na abertura do mercado norte-americano ao produto brasileiro.
As restrições dos norte-americanos à carne bovina brasileira podem sofrer alterações depois da visita da presidente Dilma Rousseff a Washington, nos Estados Unidos, em abril. Ela visitará o país entre os dias 9 e 11 do próximo mês. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse que está confiante na abertura do mercado norte-americano ao produto brasileiro.

– Já me acenaram com a liberação [da carne bovina] de 13 Estados, além de Santa Catarina [onde a carne suína foi em janeiro] e eu saí bem otimista do encontro [com autoridades norte-americanas]. Agora, temos uma viagem aos Estados Unidos da presidente Dilma. Eu quero, inclusive, acompanhá-la e trazer alguma coisa mais objetiva de lá – disse o ministro.

Na semana passada, o subsecretário de Estado norte-americano, William Burns, ao visitar o Brasil, foi cobrado pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, sobre as barreiras impostas a alguns produtos brasileiros e a revisão do Tratado de Cooperação Econômica e Comercial (Teca, na sigla em inglês).

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Tovar Nunes, disse que Burns se reuniu com Nogueira depois de conversar com o chanceler Antonio Patriota. Os temas econômicos e a visita da presidente a Washington predominaram na reunião.

No próximo dia 14, representantes dos ministérios das Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior irão a Washington, capital norte-americana, para tratar sobre o Teca – que estabelece as linhas de discussão para as áreas de comércio e investimento.

Tags:

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior