Carne Suína: Ações do PNDS em Ponta Nova (MG) favorecem avanço do setor

Publicado em 22/03/2012 11:42
Ponte Nova (MG) começa as ações do Projeto Nacional de  Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Conhecida por ser grande polo de  produção suína, responsável por mais de 30% da carne produzida no estado, a  região pretende realizar treinamentos com representantes comercias de frigoríficos, implantar campanhas de marketing em supermercados da região e  investir na capacitação dos produtores por meio de cursos modulares que tem como foco o gerenciamento da granja.

Em parceria com a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais  (ASEMG), o SEBRAE/MG, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga  (ASSUVAP) e o frigorifico Saudali, a região tem como destaque o treinamento  voltado para representantes comerciais do frigorífico, nas cidades de Belo  Horizonte, Uberlândia e Rio de Janeiro.

"O objetivo é promover o aprimoramento de técnicas em vendas e o  conhecimento sobre a carne suína, proporcionado aos profissionais, vasto  conhecimento sobre cortes, informações de preparo da carne suína e ainda os  avanços que a produção de suínos atingiu nos últimos anos", explica Cibele Dias gestora comercial do frigorifico Saudali. A intenção é que os  vendedores levem aos estabelecimentos dados importantes sobre a suinocultura atual e a qualidade do produto que está sendo adquirindo.

Ainda com esse objetivo, a entidade realizará em supermercados da cidade e região a campanha de marketing "Carne Suína, Sabor Que Faz Bem", buscando  sensibilizar consumidores por meio de cartilhas de receitas, degustação de  carne suína no ponto de venda e ainda preparar profissionais de açougue para  ampliar os cortes suínos nas gôndolas desses estabelecimentos.
  
Segundo a gerente de marketing da ASSUVAP, Paula Gomides, a expectativa  neste ano é a continuidade e inovação nas ações para que o consumo interno  atinja a cada ano novos patamares, "focando principalmente a classe C onde  temos o maior numero de consumidores", comenta.

Na área de produção, a ASSUVAP promoverá ainda encontro entre  produtores de suínos e gerentes de granja para troca de experiências,  proporcionando à atividade um avanço significativo na gestão e gerenciamento das granjas. Ainda com esse foco, turmas serão formadas para o treinamento "Qualificação Profissional em Suinocultura", que acontece em parceria com o
SENAR/MG.

A entidade também incentivará a participação dos produtores em uma  missão técnica internacional na França e Espanha, com apoio do Sebrae MG,  para o conhecimento de novas práticas na produção de suínos e ainda conhecer diferentes oportunidades utilizadas pelos europeus no mercado consumidor para a carne suína. "Creio que essa ação poderá ser o diferencial neste ano, pois proporcionará conhecimento único aos participantes", comentou o técnico o  Sebrae/MG da Microrregião de Ponte Nova, Cláudio Gontijo.

O plano de trabalho da região, conta ainda com apoio para a realização a 7a Suinfest - Feira Mineira de Suinocultura, que neste ano leva atualização,  novidades tecnológicas e oportunidades de troca de experiências do setor ao  suinocultor de Minas Gerais. Considerada a melhor feira regional de negócios, a Suinfest reunirá os principais fornecedores, produtores e parceiros da  região. Nas edições de 2008 e 2010, a feira reuniu mais de 2 mil pessoas,  entre suinocultores de Minas Gerais e outros estados, autoridades e parceiros do setor suinícola e cerca de 60 empresas expositoras vindas de seis diferentes estados do país.

Nesse ano o tema do evento será "Carne suína a visão do consumidor" e  o PNDS levará palestras de comercialização da carne suína com o especialista Renato Meirelles sócio-diretor do instituto de Pesquisas Data Popular e  especialista em mercados emergentes e Enzo Donna diretor da ECD Food Service.

Para o presidente da ASSUVAP, Fernando Soares, o PNDS está sendo  reconhecido pelos produtores da cidade e isso tem reforçado sua importância  para a suinocultura regional. "Acredito que todo esse esforço pode fazer a  diferença", conclui.

Tags:

Fonte: ABCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior