Exportações de carne bovina de Mato Grosso caem em volume no primeiro bimestre

Publicado em 28/03/2012 11:02
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o volume de carne bovina in natura exportado pelo Estado recuou no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2011.

De janeiro a fevereiro de 2012 foram embarcadas 18,1 mil toneladas equivalente carcaça (tec), volume 21,5% menor que o registrado no mesmo período do ano anterior. O Estado também ampliou sua participação nas exportações de carne do país. No acumulado do ano, MT foi responsável por 16,63% dos embarques, ante 15,93% em 2011.

Grande parte deste recuo se deu em razão da diminuição das importações feitas pelo Oriente Médio. No ano passado, a região foi o destino de 44,5% dos embarques de carne in natura mato-grossense, ante 13,0% neste ano.

Já o Chile aumentou sua participação nas compras. O país importou 1,8 mil tec de janeiro a fevereiro deste ano, ante 134,0 tec em igual período de 2011.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso