Mercado de carne suína no Brasil ainda pode ser expandido

Publicado em 10/04/2012 07:19 e atualizado em 10/04/2012 10:13
O brasileiro ainda consome pouca carne suína, mas o acesso ao produto poderia ser maior caso não houvesse falahas na cadeia industrial. “Além disso, há pouca divulgação e a distribuição é deficitária”, destaca a administradora de empresas Maria Stella Saab. Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, ela conduziu uma pesquisa sobre o perfil do consumidor nacional que analisou diferentes pontos do contato da população com a carne do porco. O objetivo do estudo foi identificar os hábitos dos compradores para que fosse possível adaptar o produto final de acordo com o seu gosto.

A tese de doutorado está inserida dentro de um projeto maior, o Q-PorkChains, iniciado em 2001 e concluído em 2007. Comandado pela União Europeia, o projeto convidou Brasil e China a participarem — os dois países são grandes produtores e consumidores. Maria Stella e seu orientador, o professor Marcos Fava Neves, também da FEA, foram convidados para representar o nosso País.

Maria Stella aplicou questionários em 480 pessoas das duas regiões de maior produção de carne suína: o sul e o centro-oeste. Foram escolhidas duas cidades de dois estados de cada região, totalizando oito cidades: Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná; Porto Alegre e Santa Rosa, no Rio Grande do Sul; Cuiabá e Campo Verde, no Mato Grosso; e Goiânia e Rio Verde, em Goiás. O enfoque que ela deu para sua tese de doutorado foi diferente das abordagens que levou para o encontro europeu, mas o questionário base do projeto foi o mesmo do Q-PorkChains.

Questões culturais e o marketing

O consumidor ainda vê a carne suína como uma carne de baixa qualidade. Segundo Maria Stella “ainda existe no imaginário das pessoas a ideia de que o porco é um animal com pouca higiene, que se alimenta de lavagem e é criado em um chiqueiro”. A pesquisadora explica que esse tipo de criação, a cultura doméstica, é cada vez menor e a produção industrial é que não para de crescer.

Para reverter esse quadro e levar uma nova ideia do produto às pessoas, permitindo que elas criem uma concepção diferente de sua qualidade, é preciso que seja feito um grande trabalho de marketing.

É preciso que se faça entender que a carne suína é de qualidade no Brasil e que chega ao consumidor de maneira segura, sem oferecer riscos para sua saúde. Além disso, destacar que esse alimento tem importância nas dietas. “O que se percebe é que a opinião de nutricionistas e médicos conta muito para as pessoas. Por isso é preciso fazer um trabalho junto à esses formadores de opinião, de modo que eles incentivem as pessoas a comerem carne suína e a partir disso criem esse hábito”, explica.

Maria Stella destaca que hoje em dia a carne é muito menos gordurosa, pois se desenvolveram raças com menos gordura e mais carne. “Antes, a banha valia mais do que a carne, então o produtor incentivava a gordura no porco. Quando se desenvolveu o óleo de soja, esse mercado perdeu espaço e hoje os cortes são muito mais leves.”

Outro ponto destacado para o baixo consumo é o preço, que ainda é considerado alto no Brasil. “É preciso que o consumidor tenha conhecimento da diversidade de produtos derivados da carne suína. Existem produtos acessíveis a todas as classes”, garante.

Além disso, com a expansão do mercado nacional, a tendência é que a produção aumente e se diversifique ainda mais. Um dos pontos que Maria Stella notou incomodar os compradores é o tamanho das peças que é muito grande. Proporções menores e mais práticas atrairiam uma outra gama de pessoas. “Ainda são poucos os produtores de preparo rápido, por exemplo, como empanados e hambúrgueres. Existe um amplo caminho que pode ser explorado”, completa.

Os diversos pontos destacados a respeito da visão do consumidor sobre a carne suína evidenciam que ele gosta do produto. O que ainda não existe é o hábito na maioria das pessoas de comprá-la e isso acontece ora pelo preço, ora pelos estigmas da cultura popular. Mas todas essas questões são reversíveis, segundo Maria Stella, que acredita no crescimento do mercado no Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Usp de Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário