MT: Exportação de carne suína recua 36,89% nos três últimos meses

Publicado em 11/04/2012 10:30 e atualizado em 11/04/2012 12:23
De acordo com informações da Abipecs, as exportações de carne suína do Mato Grosso recuaram cerca de 36,89% nos últimos três meses. No período, foram exportados 2.767 toneladas contra 4.385 (t) no primeiro trimestre passado de 2011.

O embargo da Rússia continua limitando as negociações de forma expressiva, já que o país é o principal mercado para a carne suína brasileira e já foi alvo de cerca de 90% da exportações de Mato Grosso.

A Rússia voltou a comprar de alguns frigoríficos, porém, nenhuma das 22 indústrias embargadas em Mato Grosso, sendo três de suínos, está na lista. "Esse fechamento do mercado russo impactou muito a exportações do Estado, tendo em vista que a maioria do que é produzido fica no mercado interno agora", explica o gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca.

No Rio Grande do Sul, as exportações de carne suína também apresentaram baixa nos três primeiros meses do ano, a exemplo do que vinha ocorrendo nos últimos meses de 2011.O volume exportado no período teve queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com informações da Folha do Estado.

Tags:

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso