Mendes Ribeiro diz que embargo russo à carne suína está próximo do fim

Publicado em 11/04/2012 12:24
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, após se encontrar, no final de março, com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, em Moscou, afirmou que o embargo russo à carne suína brasileira deve acabar em breve.

O dilema já dura onze meses, por o serviço sanitário russo considerar “problemática” a expansão da lista de permissões, sem grandes garantias de melhora na parte sanitária do serviço veterinário brasileiro.

De acordo com o Mapa, 91 das 139 plantas nacionais de carne cadastradas estão com restrições embargadas. Das que sobram, 40 são mantidas sob controle reforçado e apenas oito são consideradas aptas. Dessas habilitadas, somente duas processam carne suína, em Goiás e Minas Gerais.

Dados da Abipecs mostram que, mesmo com o embargo, houve aumento de 1,37%, em relação ao mesmo período do ano passado na exportação de carne suína brasileira, totalizando 74,8 mil toneladas no primeiro bimestre de 2012.

Mas a receita obtida caiu 0,65% para US$ 192,3 milhões, em razão da queda de 2% do preço médio dos suínos: ficaram em US$ 2,569. Os principais mercados foram: Ucrânia, Hong Kong e Rússia.

Tags:

Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro