FAO prevê estabilidade na produção mundial de carne bovina em 2012

Publicado em 21/05/2012 13:56
Segundo recente relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de carne bovina para 2012 está prevista para 67,5 milhões de toneladas, estável em relação a 2011, com o aumento nos países em desenvolvimento sendo compensado pela redução da produção nos países desenvolvidos.

Grande parte do aumento esperado no mundo está na Ásia e na América Latina, com alguns ganhos também previstos na Oceania. A produção de carne deve ser menor na América do Norte e na Europa.

Na Ásia, a Índia deve liderar o aumento na produção, com três novas plantas de abate, habilitadas à exportação, inauguradas em 2011.

Na América Latina, o aumento será fortemente influenciado pelo Brasil, com a maior oferta verificada recentemente. Na Argentina, apesar do fechamento de quase um quarto de suas plantas de abate ao longo dos últimos três anos e do atual rebanho ser o menor desde 2007, um aumento dos abates em razão da seca deve incrementar a produção em 3,0%.

Para os países desenvolvidos, apesar do aumento de produção na Austrália, reflexo das melhores condições climáticas em relação aos últimos anos, a redução de políticas voltadas ao setor produtivo pecuário contribuirá para a redução de produção na Europa. Para os EUA, a forte seca, em conjunto com o movimento de abate de fêmeas dos últimos anos, ajudou a reduzir o rebanho bovino para o nível mais baixo desde a década de 1950.

Com isso, a redução de produção dos países desenvolvidos deverá ser de 2,0%, totalizando 29,4 milhões de toneladas em 2012.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior