Mesmo com embargo, Rússia continua liderando compra de carnes

Publicado em 22/05/2012 10:31
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Rússia continua sendo o principal consumidor da carne brasileira, mesmo diante do embargo ao produto nacional, imposto em junho do ano passado. De janeiro a abril, os russos compraram US$ 394,7 milhões, uma redução de 10,9% sobre igual período do ano passado e equivalente a 26,5% do total vendido pelo País. Em volume, a queda foi um pouco menor: 10,4%, para 89,2 mil toneladas - o que corresponde a 28,1% do total movimentado no período.

De acordo com a Abiec, nos primeiros quatro meses do ano, as exportações brasileiras de carne atingiram um total de 348,9 mil toneladas, uma queda de 1,49% em relação ao mesmo período do ano passado.

"A redução das exportações brasileiras pode ser explicada por diversos fatores, como o câmbio valorizado, o mercado interno aquecido, a crise na zona do euro e a queda brusca das vendas para o Irã", explica Liege Nogueira, gerente de Projetos da Abiec. As vendas para o Irã somaram US$ 17,1 milhões e 3,6 mil toneladas nos quatro primeiros meses do ano, queda de 93,4% e 92,8% respectivamente.

Com informações do DCI.

Tags:

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior