Exportação de carne bovina in natura de MS tem alta de 150%

Publicado em 19/06/2012 08:15
O mês de maio registrou alta de 150% em volume na exportação de carne bovina in natura em Mato Grosso do Sul, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 10,8 mil toneladas, o que gerou receita de US$ 50 milhões, contra quatro toneladas exportadas em 2011. O principal comprador foi a Rússia, mas os melhores preços foram pagos pelo Chile, que ocupou segundo lugar no ranking de compra do produto sul-mato-grossense. 

“A demanda internacional pela proteína está aquecida e o fator cambial também contribuiu para o aumento das exportações. Com o real desvalorizado, nos tornamos mais competitivos no mercado internacional”, analisa a assessora técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Adriana Mascarenhas. O desafio, segundo Adriana, ainda é a reconquista do mercado europeu. “É na União Européia que temos compradores que pagam preços mais atrativos pela nossa carne”, complementa.

A oferta de animais para o abate foi aquecida em maio. Foram 355,4 mil cabeças abatidas, o que representa um aumento de 24% em relação a maio do ano passado. No acumulado, desde janeiro, foram 1,5 milhão de cabeças, com 18% a mais que no mesmo período em 2011. “Embora estejamos no inicio do período de entressafra, o pecuarista está com um pasto em boas condições, isso devido às chuvas fartas dos últimos meses. Quem represou os animais no início do ano e esperou a seca passar, hoje está com animais em peso ideal para abate”, explica Adriana.

Os dados sobre exportação, abate e levantamento de preço da arroba em todo o Estado compõem o Boletim Casa Rural que a Unidade Técnica da Famasul elabora mensalmente. Outros dados de setores como agricultura e silvicultura estão contemplados no informativo disponível no site da Famasul (www.famasul.com.br). 

Tags:

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior