Comissão da Agricultura na Câmara aprovou audiência para discutir gargalos da bovinocultura de corte

Publicado em 04/07/2012 16:46
Deputados federais irão discutir problemas na cadeia produtiva da carne bovina.  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) aprovou, nesta quarta (04.07), requerimento, de autoria do deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), para realizar audiência pública sobre a bovinocultura de corte.  A data ainda não foi definida.

Segundo Homero Pereira (PSD-MT), verifica-se na cadeia produtiva da carne o controle cada vez mais restrito a poucos grupos empresariais. Essa concentração prejudica a livre concorrência, repercutindo negativamente para o produtor e o consumidor.

“A alimentação é estratégico para o país. Trazer essa discussão par dentro parlamento é uma reivindicação justa das partes prejudicadas com esse movimento de monopolização do segmento”.
O deputado ressalta ainda que o objetivo da discussão é encontrar um equilíbrio na relação comercial. “O Brasil precisa de indústrias fortes, bem como produtores bem remunerados e preços justos para o consumidor. Isso é um bom negócio para o país”.

Devem participar da audiência a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Frente Nacional da Pecuária (Fenapec), a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo); os grupos JBS, Friboi e Marfrig, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Tags:

Fonte: AI Dep. Homero Pereira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior