Importação de carne bovina brasileira por árabes bate novo recorde, crescendo quase 40% nos quatro primeiros meses de 2014

Publicado em 23/07/2014 12:52 e atualizado em 23/07/2014 13:52

As exportações de carne bovina brasileira para os países árabes apresentaram, de janeiro a abril deste ano, crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao mundo, o produto teve desempenho 9% superior. O produto, sozinho, representou quase 15% do total das importações de produtos do Brasil pelas nações do Oriente Médio e Norte da África. A informação é da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
“Por um lado, os árabes estão repondo estoques. O importador da região está se preparando para o Ramadã, que se inicia no dia 28 próximo. Em 2013, o ramadã iniciou em 9 de julho. Por outro, atendendo à crescente demanda interna. No caso dos Emirados Árabes, por exemplo, podemos incluir, ainda, a reexportação para outras nações, já que Dubai funciona como um hub para abastecer outras regiões do globo”, explicou o diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.
Só o Egito aumentou a compra da mercadoria em mais de 80%, figurando no topo do ranking dos países árabe e em quinto no mundo. Também apresentando crescimento, em seguida, estão Emirados Árabes Unidos (34%), Argélia (37%), Líbano (5%), Palestina (29%), Tunísia (45%), Omã (15%), Marrocos (15%) e Ilhas Comores (quase 500%). São Paulo foi o estado brasileiro com maior representatividade, responsável por quase 30% do total exportado aos árabes.
“O aumento das exportações de carne são explicados principalmente pela performance do Egito, Emirados  e Argélia, pois juntos esses países representam 76% do total das exportações brasileiras para os países árabes. Destaque especial também vai para a Líbia. Dentre os produtos que mais cresceram em volume de vendas para essa nação em particular nos cinco primeiros meses de 2013, a carne bovina chegou a US$ 30,2 milhões. O número é 23,8% superior ao mesmo período do ano anterior”, acrescentou Alaby.
 
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.

Tags:

Fonte: AI - CCAB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior