Importação de carne bovina brasileira por árabes bate novo recorde, crescendo quase 40% nos quatro primeiros meses de 2014

Publicado em 23/07/2014 12:52 e atualizado em 23/07/2014 13:52

As exportações de carne bovina brasileira para os países árabes apresentaram, de janeiro a abril deste ano, crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao mundo, o produto teve desempenho 9% superior. O produto, sozinho, representou quase 15% do total das importações de produtos do Brasil pelas nações do Oriente Médio e Norte da África. A informação é da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
“Por um lado, os árabes estão repondo estoques. O importador da região está se preparando para o Ramadã, que se inicia no dia 28 próximo. Em 2013, o ramadã iniciou em 9 de julho. Por outro, atendendo à crescente demanda interna. No caso dos Emirados Árabes, por exemplo, podemos incluir, ainda, a reexportação para outras nações, já que Dubai funciona como um hub para abastecer outras regiões do globo”, explicou o diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.
Só o Egito aumentou a compra da mercadoria em mais de 80%, figurando no topo do ranking dos países árabe e em quinto no mundo. Também apresentando crescimento, em seguida, estão Emirados Árabes Unidos (34%), Argélia (37%), Líbano (5%), Palestina (29%), Tunísia (45%), Omã (15%), Marrocos (15%) e Ilhas Comores (quase 500%). São Paulo foi o estado brasileiro com maior representatividade, responsável por quase 30% do total exportado aos árabes.
“O aumento das exportações de carne são explicados principalmente pela performance do Egito, Emirados  e Argélia, pois juntos esses países representam 76% do total das exportações brasileiras para os países árabes. Destaque especial também vai para a Líbia. Dentre os produtos que mais cresceram em volume de vendas para essa nação em particular nos cinco primeiros meses de 2013, a carne bovina chegou a US$ 30,2 milhões. O número é 23,8% superior ao mesmo período do ano anterior”, acrescentou Alaby.
 
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI - CCAB

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário