Ministro iraniano suspende embargo da carne bovina de MT

Publicado em 25/08/2014 13:35 e atualizado em 25/08/2014 14:17

Em reunião na tarde do último domingo (24) com o ministro da Agricultura do Irã, Mahmoud Hojjati, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, conseguiu suspender o embargo daquele país à carne bovina proveniente do estado de Mato Grosso. 
O Irã havia embargado a carne bovina do MT em maio deste ano devido à constatação do caso atípico de vaca louca no estado. “O trabalho rápido do serviço veterinário oficial do Brasil, demonstrou que o animal identificado foi caso isolado e não representou risco algum para a sanidade animal e à saúde pública”, explicou o ministro brasileiro. Nos outros estados as exportações de carne para o país não foram interrompidas. Neste ano, até o momento foram exportados 52 milhões de quilos de carne bovina para o Irá, num total de US$ 238 milhões.
Durante a reunião,  Neri Geller entregou para as autoridades do Iranian Veterinerian Office (Escritório veterinário Iraniano) propostas de certificados sanitários internacionais que poderão abrir mercado para aquele país de bovinos vivos, ovos férteis e material genético bovino.
Outro resultado do encontro foi o acerto entre os ministros para a criação de um grupo de trabalho que irá discutir a cooperação na área agrícola entre os dois países. Além de carne bovina, o Brasil exporta soja e carne de frango para os iranianos.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso