Entre as carnes, frango teve o melhor desempenho nas exportações de setembro

Publicado em 03/10/2014 08:40

Considerados os volumes embarcados em setembro, a única carne a registrar expansão tanto em relação ao mês anterior como ao mesmo mês do ano passado foi a de frango, com incremento de 9,87% e 19,41%, respectivamente. A suína obteve ligeiro acréscimo em relação a agosto (+1,42%), mas retrocedeu quase 10% em comparação a setembro de 2013. Já a carne bovina surpreendeu, visto que o volume do mês recuou 17,38% e 19,37% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês de 2013.

No tocante ao preço, a única exceção negativa (e mesmo assim pequena) ficou com a carne de frango, cujo preço médio (variável conforme o mix de cortes exportados) recuou 0,60%. Mas isso não influenciou a receita, que aumentou tanto em relação ao mês anterior como em comparação a setembro/13, sendo acompanhada de perto, em índices muito similares, pela carne suína.

Com isso, só a carne bovina fechou o mês com recuo na receita cambial, resultado que afetou também a receita global das três carnes, negativa (-2,11%) em relação ao mês anterior. De toda forma, em comparação a setembro de 2013, a receita cambial mais recente foi 8,5% superior.

Notar que embora a receita cambial da carne de frango tenha evoluído em níveis similares aos da carne suína, esta última contribuiu com menos de 12% da receita cambial das carnes. Já a carne de frango voltou a contribuir com mais da metade (52%) da receita total do mês, próxima de US$1,220 bilhão.

Tags:

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior