Exportação de carne bovina do Brasil será recorde em receita em 2014

Publicado em 11/12/2014 17:06

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne bovina do Brasil, maior exportador global, deverão fechar o ano de 2014 com um recorde de mais de 7 bilhões de dólares, superando a marca registrada no ano passado, previu nesta quinta-feira a Abiec, associação que reúne os exportadores.

No ano até novembro, as exportações do Brasil somaram 6,5 bilhões de dólares, aumento 8,16 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo nota da associação.

As exportações, no entanto, devem ficar abaixo do estimado. Em agosto, a associação chegou a falar que as vendas externas do Brasil poderiam chegar perto de 8 bilhões de dólares.

Em volumes, as exportações de janeiro a novembro somaram 1,424 milhão de toneladas de carne (+4 por cento ante 2013), o que indica que o país, que exporta pouco mais de 100 mil toneladas mês, dificilmente baterá os embarques de 1,62 milhão de toneladas de 2007.

A Abiec não fez referência a recordes em volumes no comunicado.

A associação comemorou os resultados deste ano, citando manutenção de seu status sanitário do país, a perenidade da oferta do produto para atender diferentes mercados e a "forte e contínua atuação conjunta do setor privado e do governo para reverter embargos".

Para 2015, a associação prevê recordes de embarques em receita e volumes, de 8 bilhões de dólares e 1,7 milhão toneladas, respectivamente.

"A retomada de importantes mercados, como a China que suspendeu o embargo; e Irã e Egito, que ainda mantinham embargo para carne proveniente do Mato Grosso; bem como as perspectivas positivas para o anúncio do fim do embargo da Arábia Saudita e do Japão, nos permitem manter uma previsão muito boa para 2015", disse o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Os cinco mercados que mais importaram carne bovina brasileira em 2014 foram Hong Kong, Rússia, União Européia, Venezuela e Egito, com aumentos expressivos tanto em faturamento como em toneladas, disse a Abiec.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior