Reabertura do mercado da África do Sul para carnes bovina e suína do Brasil

Publicado em 27/02/2015 16:59

O governo brasileiro recebeu, na quinta-feira (26), a decisão das autoridades sanitárias da África do Sul de reabrir o mercado daquele país às exportações brasileiras de carne bovina desossada, bem como o recebimento da confirmação dos estabelecimentos brasileiros produtores de carne suína in natura para processamento que poderão exportar àquele país. O trabalho de reabertura de mercado é vitória dos esforços conjuntos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A África do Sul havia embargado a entrada desses produtos em 2005, pela ocorrência de febre aftosa e em 2012, pelo caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Brasil. Seguiram-se negociações sanitárias do Mapa, em parceria com o MRE, e também a Embaixada do Brasil em Pretória, para a reabertura desse mercado, as quais ganharam novo impulso com a designação de Adido Agrícola, para representar os interesses do agronegócio brasileiro naquele país em 2010. A atividade do Adido Agrícola beneficiou-se, ainda, do trabalho da Missão do Brasil junto à OMC, bem como da atuação do Adido Agrícola em Genebra.

A decisão é importante para os interesses dos exportadores brasileiros de carnes, e confirma a eficácia dos controles sanitários nacionais e a qualidade e a sanidade do produto brasileiro, já reconhecida por outros parceiros comerciais. Com a abertura do mercado sul-africano para esses produtos, o Mapa espera que o Brasil consiga exportar US$ 7 milhões anuais em carne suína e US$ 12 milhões em carne bovina. A abertura desse mercado é considerada uma importante oportunidade para diversificar os destinos dos produtos em questão, em especial para a carne suína, setor em que as exportações brasileiras são concentradas em poucos mercados . Além disso, o acesso ao mercado da África do Sul pode levar à abertura de mercados em outros países do continente como, por exemplo, o dos membros da União Aduaneira Sul Africana (SACU).

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior