Exportador de carne bovina do Brasil avalia ação na OMC contra União Europeia

Publicado em 12/03/2015 17:52

Por Alonso Soto

BRASÍLIA (Reuters) - Exportadores brasileiros de carne bovina estão considerando entrar com uma ação contra a União Europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC) para contestar as restrições impostas aos embarques para um dos maiores mercados do mundo, disse uma autoridade da Abiec, a associação que representa o setor.

Uma nova disputa pode prejudicar ainda mais os laços já esgarçados por um caso da UE contra o Brasil em função de tarifas sobre importações industriais e do impasse nas conversas sobre livre comércio com o Mercosul.

Fernando Sampaio, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), disse que exigências sanitárias "desnecessárias" reduziram as exportações de carne bovina brasileiras à UE em três quartos, ou para 100 mil toneladas por ano.

"Do ponto de vista sanitário, não faz o menor sentido, só estão criando entraves burocráticos para deixar nossos produtores fora do mercado", declarou Sampaio. "Estamos estudando abrir um painel na OMC contra a UE por causa dessas barreiras todas."

Conhecido por seu protecionismo comercial, o governo brasileiro está falando mais grosso nas desavenças mercantis na tentativa de abrir novos mercados para suas exportações desde que o país, uma potência das commodities, registrou seu primeiro déficit comercial em 14 anos em 2014.

Em outubro, o maior exportador de carne bovina do mundo apresentou uma queixa contra a Indonésia na OMC por conta das barreiras às suas exportações de carne de ave. O governo está preparando outro caso contra Jacarta relacionado às exportações de carne bovina.

BRASÍLIA AMEAÇA

Os exportadores de carne bovina brasileiros precisam do sinal verde do governo para que o país faça uma denúncia contra a União Europeia.

O gabinete da presidente Dilma Rousseff não descartou dar início à contenda, mas primeiro irá esgotar as opções de negociação, disseram à Reuters dois funcionários do governo familiarizados com o tema.

"Nosso principal objetivo é remover essas barreiras através de negociações bilaterais, mas se isso fracassar não descartamos iniciar uma ação", afirmou uma autoridade que preferiu não ser identificada.

O Ministério da Agricultura brasileiro não quis comentar, e o Ministério das Relações Exteriores declarou não ter recebido um pedido formal dos exportadores para fazer a queixa.

Os produtores brasileiros reclamam que a UE se recusa a liberar as exportações de carne bovina de Estados que já estão livres de febre aftosa há mais de uma década.

A resistência à entrada de produtos agropecuários do Brasil tem sido um dos maiores obstáculos nas tratativas sobre livre comércio regional com o bloco europeu, que se arrastam há duas décadas. A recusa de Brasília a abrir seu mercado industrial é outro impedimento.

A União Europeia entrou com uma queixa na OMC em 2013 contra os impostos brasileiros sobre importações que vão de carros a computadores.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior