Exportação brasileira de carne bovina aumenta em relação a março, mas ainda está menor que em 2014

Publicado em 06/05/2015 09:22

No primeiro trimestre do ano as exportações brasileiras de carne bovina não foram bem se comparadas ao mesmo período do ano passado, apresentando queda de 17,6% no volume embarcado no período.

Em abril as exportações de carne bovina in natura totalizaram 83,35 mil toneladas. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O volume aumentou 1,6% na comparação com março deste ano, quando foram embarcadas 82,07 mil toneladas. Mesmo com a reação das vendas na comparação mensal, houve recuo se comparado com abril do ano passado.

A queda foi de 8,9% nos embarques nesse período. Em abril de 2014 as exportações totalizaram 91,50 mil toneladas.

Mesmo que as exportações representem de 15% a 20% da produção, este é um importante mercado para o produto brasileiro, já que ajuda no escoamento e auxilia na composição dos preços.

O cenário é preocupante para o setor, especialmente em momento de consumo interno enfraquecido, o que tende a atrapalhar a regulagem dos estoques.

No entanto, a expectativa é que a recuperação das vendas de forma gradativa ao longo do ano, com a reabertura de alguns mercados e com a possível melhora da economia Russa.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior