China habilita unidades de abate de bovinos no Brasil para exportação

Publicado em 19/05/2015 11:43

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira a habilitação para a exportação para a China de oito unidades de abate de bovinos no Brasil que estavam suspensas, com a assinatura de compromisso para a habilitação de mais nove plantas em junho, quando a ministra Kátia Abreu irá ao país asiático.

O anúncio, visto como um alento para as exportações de carne bovina do Brasil, que começaram o ano demonstrando fraqueza, foi feito após reunião de Kátia Abreu com o ministro da Administração de Inspeção de Qualidade e Quarentena da China, Zhi Shuping.

O Brasil tem sido nos últimos anos o maior exportador global de carne bovina, produto importante para a balança comercial brasileira, que gerou divisas de mais de 7 bilhões de dólares ao país em 2014.

Segundo o Ministério da Agricultura, cada uma das plantas tem capacidade de exportar cerca de 20 milhões de dólares por ano.

A localização e mais detalhes sobre as unidades não foram informados de imediato.

Em novembro, a presidente Dilma Rousseff e o presidente chinês, Xi Jiping, já haviam assinado protocolo para oficializar a liberação de venda de carne bovina para o mercado chinês, embargada desde 2012 devido à suspeita de registro de mal da vaca louca no Paraná.

Mas a abertura efetiva do mercado chinês dependia de um protocolo sanitário que será assinado nesta terça-feira, no âmbito da visita do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, ao país.

Apesar de a China nunca ter sido grande importadora de carne bovina do Brasil, a expectativa é grande para seu potencial enquanto compradora.

Nesta terça, o ministério da Agricultura também anunciou a habilitação de uma planta de aves que estava suspensa e o compromisso para habilitação em junho de mais sete plantas de aves, além de uma de suínos.

De acordo com o ministério, 29 plantas de frangos e sete de suínos já exportam para a China normalmente.

(Por Marcela Ayres)

China vai habilitar 26 frigoríficos brasileiros até junho, diz MAPA

O Brasil deverá ter 26 plantas frigoríficas habilitadas a exportar para a China até junho deste ano, o que pode representar cerca de US$ 520 milhões em vendas para o país oriental. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (19) pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) depois de receber em audiência o ministro chinês da Administração de Inspeção de Qualidade e Quarentena, Zhu Shuping.

Ainda na manhã desta terça, a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, oficializaram a liberação da venda de carne bovina para o mercado chinês, embargada desde 2012. A presidenta recebeu o primeiro-ministro chinês em solenidade no Palácio do Planalto.

Do total de plantas habilitadas, nove frigoríficos (oito de bovinos e um de aves) tiveram a habilitação oficializada hoje, junto com a assinatura do fim do embargo da China à carne brasileira.

Segundo a ministra Kátia Abreu, o governo chinês se comprometeu em liberar as 17 plantas restantes em junho, durante visita oficial da ministra ao país oriental. “Entreguei toda a documentação em inglês para o ministro. Ele saiu daqui com a promessa de uma cooperação rápida, de que tem toda disposição de ajudar”, disse.

Tags:

Fonte: Reuters + MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior