Valor com exportações de carnes cai 21% em maio

Publicado em 02/06/2015 07:44
Os compradores estrangeiros de carnes continuam reduzindo seu apetite pelos produtos brasileiros. Balanço divulgado nesta segunda-feira (01/06) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex)  mostra que o faturamento com vendas da carne de porco, boi e frango caiu 21% em valor no mês de maio em relação a abril. A maior retração é observada no comércio de aves, que caiu 28,7%.

A forte queda na receita reflete a redução nos preços médios dos produtos e de volumes também inferiores em relação a abril. Ao todo, foram embarcadas 417 mil toneladas do complexo carnes, ante 450,2 mil toneladas no mês anterior (-7%). A desvalorização média das carnes brasileiras foi de 15% no mês. 

Apesar do maio vermelho, no acumulado do ano o Brasil tem desempenho positivo em relação a 2014. Nos cinco meses de 2015, as vendas externas de carnes acumulam alta de 7,20%. De acordo com a Secex, o país despachou para outros países 2,12 milhões de toneladas de proteína animal, contra 1,97 milhão de toneladas embarcadas em igual período do ano passado. As exportações de aves é que dão sustentação ao comércio internacional de carnes. Segundo a Secex, o segmento registrou aumento de 24,9% em volume, para 500 mil toneladas, ante 400 mil toneladas em relação a 2014.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Tags:

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior