Argentina libera importação de carne bovina do Brasil, diz ministra

Publicado em 17/06/2015 18:17

LOGO REUTERS (16408)

BRASÍLIA (Reuters) - A Argentina derrubou o embargo à carne bovina, animais e produtos de origem animal do Brasil, informou nesta quarta-feira a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, sem traçar estimativas de volumes ou valores para a exportação dos itens pelos brasileiros daqui para frente.

O embargo vigorava desde 2012, diante da suspeita de vaca louca no Paraná.

"Poderá significar muitas importações para o Brasil, mas o mais importante para nós não era isso, o mais importante era a questão de imagem", disse Kátia.

"Estamos num momento excepcional da carne bovina, com muitas expectativas de novos mercados e seria um contrassenso nós cruzarmos os braços e aceitar o embargo da Argentina, que é nossa parceira num acordo de Mercosul... e batermos na porta dos Estados Unidos, dos outros lugares para falar da qualidade da nossa carne", completou.

Recentemente a China habilitou oito frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina. Segundo a ministra, uma missão técnica chinesa chegará ao país na segunda-feira para inspeção de mais nove plantas.

RETOMADA

Em contrapartida à liberação da Argentina, o Brasil retirou o embargo às maçãs, peras e marmelos argentinos, decretado em março deste ano depois de constatada a presença da praga Cydia Pomonella.

No ano passado, as importações das frutas somaram 187 milhões de dólares, segundo o ministério.

A documentação bilateral referente aos desembargos será publicada nesta semana pelos dois países.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário