Brasil mira mercado japonês de carne

Publicado em 06/07/2015 07:26

Japão pode ser o próximo destino da carne bovina brasileira. O governo iniciou uma tratativa com o país asiático para reabrir a exportação da proteína termoprocessada, suspensa desde 2012, e iniciar a venda do produto in natura, nunca antes comercializado. O Brasil precisa adaptar suas regras sanitárias e fitossanitárias, que, segundo Ministério da Agricultura (Mapa), não exige grandes esforços.

O setor registra queda nos negócios nos primeiros meses de 2015. As exportações de carne bovina caíram 17,1% em volume (de 632 mil para 524 mil toneladas) e 20,8% em valor (de US$ 2,8 bilhões para US$ 1,8 bilhão) entre janeiro e maio deste ano em relação ao mesmo período de 2014.

Nesta semana, após visita da presidente Dilma Rousseff, os Estados Unidos liberaram a importação de carne in natura de 14 estados brasileiros, encerrando uma restrição de 15 anos. Para os negócios efetivarem, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) irá avaliar a equivalência dos programas de sanidade dos dois países. A medida também vale para a carne in natura da Argentina.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior