Abrafrigo vai à Justiça para garantir embarques de carne durante greve

Publicado em 28/09/2015 07:53

A Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) ingressou na Justiça Federal de Brasília no último dia 23 com um pedido de Mandado de Segurança para garantir a liberação da produção, transporte e comercialização da carne bovina de seus associados afetados pela greve dos fiscais federais agropecuários, iniciada no último dia 17. Desde que a greve começou, os fiscais deixaram de emitir a documentação que permite o trânsito de mercadorias como o Certificado Sanitário Internacional (CSI), fato que paralisou a operação dos frigoríficos brasileiros, trazendo graves prejuízos econômicos e financeiros às empresas e ao país.

No Mandado de Segurança, a ABRAFRIGO pede à justiça que, “mesmo em número reduzido, os fiscais agropecuários procedam a continuidade do serviço público de emissão dos certificados evitando a paralisação toda da unidade, realizando o procedimento de fiscalização necessário” e que, caso isso não seja realizado, “considere desnecessária a vistoria e liberação das cargas para exportação pela fiscalização sanitária federal, adotando à luz do Decreto 7.777/2012 os procedimentos simplificados necessários a manutenção ou realização do serviço”.

A ABRAFRIGO considera que a greve deflagrada pelos Fiscais Federais Agropecuários é inoportuna, impatriótica e absolutamente contrária aos interesses das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e do país, mormente neste momento de dificuldades extremas que vive a nação.  A ABRAFRIGO apela para que a ANFFA-Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários reflita profundamente sobre este momento crucial da nossa história e reconsidere sua decisão a respeito desta greve. A própria história da ANFFA, repleta de grandes realizações e conquistas, deve ser um ponto de equilíbrio a ser considerado na atual conjuntura política, econômica e social vivida pelo nosso país.

Tags:

Fonte: AI Abrafrigo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior