Exportações de carne bovina totalizam 96 mil t em setembro e ficam 11% acima de 2014

Publicado em 01/10/2015 18:08

As exportações de carne bovina ‘in natura’ no mês de setembro apresentaram um avanço em volume de 7,5% em relação ao mês anterior, e 11,3% acima do volume correspondente ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria do Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta quinta-feira (01). De janeiro a setembro deste ano foram embarcados 766,6 milhões de toneladas, 19,4% abaixo que 2014, quando os embarques totalizaram 915,4 milhões de t.

Embora os volumes registrados neste ano estejam menores que o ano passado, em receita o saldo é positivo. No acumulado de setembro foram embarcados US$ 436,9 milhões, resultado 3,7% maior que em 2014 e 8,1% superior ao mês anterior. A média diária de US$ 20,8 milhões mostrou um bom desempenho das exportações neste mês, que vêm abaixo das expectativas desde o inicio do ano.

Um dos principais fatores que influência nesta queda nas vendas externas é a crise do petróleo que afeta os principais compradores de carne bovina, com Venezuela, Rússia e países do Oriente Médio. Além disso, segundo a Scot Consultoria, mesmo que as exportações representem cerca de um quinto da produção, elas são importantes para ajudar no escoamento, principalmente em momento de consumo doméstico fraco, como o que vivenciamos atualmente.

Com isso, a expectativa dos analistas é de que este fator ajude na firmeza dos preços do boi gordo no curto prazo, haja vista que a demanda interna impede valorizações significativas na arroba, mesmo com a baixa oferta de animais terminados.

Tags:

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior