Exportações de carne bovina totalizam 96 mil t em setembro e ficam 11% acima de 2014

Publicado em 01/10/2015 18:08

As exportações de carne bovina ‘in natura’ no mês de setembro apresentaram um avanço em volume de 7,5% em relação ao mês anterior, e 11,3% acima do volume correspondente ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria do Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta quinta-feira (01). De janeiro a setembro deste ano foram embarcados 766,6 milhões de toneladas, 19,4% abaixo que 2014, quando os embarques totalizaram 915,4 milhões de t.

Embora os volumes registrados neste ano estejam menores que o ano passado, em receita o saldo é positivo. No acumulado de setembro foram embarcados US$ 436,9 milhões, resultado 3,7% maior que em 2014 e 8,1% superior ao mês anterior. A média diária de US$ 20,8 milhões mostrou um bom desempenho das exportações neste mês, que vêm abaixo das expectativas desde o inicio do ano.

Um dos principais fatores que influência nesta queda nas vendas externas é a crise do petróleo que afeta os principais compradores de carne bovina, com Venezuela, Rússia e países do Oriente Médio. Além disso, segundo a Scot Consultoria, mesmo que as exportações representem cerca de um quinto da produção, elas são importantes para ajudar no escoamento, principalmente em momento de consumo doméstico fraco, como o que vivenciamos atualmente.

Com isso, a expectativa dos analistas é de que este fator ajude na firmeza dos preços do boi gordo no curto prazo, haja vista que a demanda interna impede valorizações significativas na arroba, mesmo com a baixa oferta de animais terminados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário