OMC dá vitória de US$ 1 bi a Canadá e México contra EUA por rotulagem de carnes

Publicado em 07/12/2015 15:35

GENEBRA (Reuters) - Canadá e México podem impor tarifas a produtos dos Estados Unidos avaliados em cerca de 1 bilhão de dólares, decidiu um painel da Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta segunda-feira, com os países se preparando para retaliar as regras de rotulagem de carnes dos EUA.

O painel de arbitragem da OMC estabeleceu um nível anual de retaliação de 1,055 bilhão de dólares canadenses (780 milhões dólares norte-americanos) para o Canadá e 228 milhões de dólares norte-americanos para o México, consideravelmente menos que os 3,068 bilhões de dólares canadenses e 713 milhões de dólares norte-americanos que os dois países haviam pedido.

A disputa teve origem em 2009 quando os EUA impuseram uma regra para que os pontos de venda usem marcas para dar aos consumidores mais informações sobre a origem de seus alimentos.

Canadá e México argumentaram que as regras dos EUA, conhecidas como rotulação de país de origem (COOL, na sigla em inglês), levou a uma diminuição do abate e do processamento de carne de bovina e suína canadense e mexicana nos EUA, reduzindo a renda dos produtores.

"Estamos desapontados com esta decisão e seu potencial impacto em negociações entre parceiros vitais da América do Norte", disse Tim Reif, conselheiro geral do Escritório dos Representantes do Comércio dos EUA. "Continuaremos a consultar os membros do Congresso conforme consideram as opções de substituição da atual lei COOL e os próximos passos adicionais".

(Por Tom Miles; reportagem adicional por Rod Nickel, Krista Hughes e David Ljunggren)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior