Missão chinesa vai inspecionar frigoríficos brasileiros; 48 plantas aguardam habilitação

Publicado em 09/06/2016 07:48

Fiscais chineses virão ao Brasil em outubro para inspecionar frigoríficos, dentro do processo de habilitação para que novas plantas possam exportar carne ao país, disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, por meio da sua conta no Facebook na noite de terça-feira (7).

Segundo dados da indústria, 48 plantas brasileiras aguardam habilitação.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com o ministro Zhi Shuping, da AQSIQ, órgão de defesa agropecuária do país, e acertamos para outubro a vinda de fiscais chineses ao Brasil, para inspecionar frigoríficos de carnes bovina, de frango e suína a serem habilitados para exportar carne ao país”, escreveu Maggi.

“Também, entre outubro e novembro, receberemos missões de outros países do G20 que irão inspecionar frigoríficos e fechar acordos de comércio de diversos produtos agropecuários”, acrescentou o ministro.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que seis plantas de aves e duas de suínos aguardam habilitação. No segmento de carne bovina, 40 plantas esperam aprovação, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Atualmente, 39 frigoríficos brasileiros de carne de frango, 11 de suína e 16 de bovina já estão habilitados a exportar à China.

A China é um dos principais países importadores de carnes brasileiras e assumiu, em maio, a liderança entre os principais compradores de carne bovina in natura do Brasil. Em maio do ano passado, o país asiático abriu o mercado para a carne bovina brasileira e ampliou habilitações de plantas de suínos e aves.

O agendamento da visita dos chineses era aguardado pela indústria, que está dependente das exportações para sustentar margens de lucro, enquanto enfrenta consumo depreciado no mercado doméstico e altos custos de produção.

Leia a notícia na íntegra no site CarneTec.

Fonte: CarneTec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boi/Cepea: Embarques no 1º semestre têm melhor desempenho da história
Exportações de carne bovina batem recorde no primeiro semestre, mas barreiras comerciais desafiam desempenho da segunda metade do ano
Governo ajusta controles de exportação de carnes para atender exigências contra antimicrobianos da UE
Embrapa lança Aquacompete 3 e conclui treinamento para exportação de pescado
Feicorte amplia debate global e aproxima produtor brasileiro de inovação no campo
Queda do petróleo pressiona grãos em Chicago; boi gordo recua e China segue sem novos negócios