Preços da carne bovina sobem no atacado, mas margens seguem pequenas

Publicado em 08/08/2016 08:17

A sequência de queda de preços da carne bovina foi interrompida na última semana. A valorização foi pequena, de 0,5%.

O enxugamento dos estoques, em função da menor pressão de compra das indústrias, gerada pela combinação entre margem estreita e falta de giro de produto, deu alguma condição para reajustes nos preços.

As margens, como resultado deste comportamento, apresentaram ligeira melhora, mas ainda assim os 11,0% de diferença entre a receita das indústrias que desossam e o preço que pagam pela matéria-prima, ainda está nas mínimas históricas.

Existem indústrias, geralmente as de pequeno e médio porte, com ociosidade de até 50,0%. Agora, até que ponto eles irão seguir diminuindo o abate para reduzir a pressão de compra, até que ponto o aumento de custo fixo pode ser absorvido, não tem como ser precisado.

E, por isso, não podemos descuidar desse setor. Do que vai acontecer com as indústrias no curto prazo.

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em meio a desafios, ação na SIAL Paris reafirma o Brasil como fornecedor global de proteína animal
Arábia Saudita e Malásia também suspendem importações de frango do Brasil
Newcastle: México suspende compras de aves do Brasil; China e Chile restringem Santa Catarina
Preço maior ameniza queda da receita da carne bovina; exportações de aves e suínos avançam
Diversificação pode abrir mercado internacional da carne bovina
Exportação de carne bovina começa outubro com ritmo quase 40% menor; aves e suínos avançam