Abertura de novos mercados internacionais pode provocar um “apagão” de carne bovina?

Publicado em 03/10/2016 07:43

Haverá carne bovina em quantidade e qualidade para suprir os mercados internacionais e o consumo interno – com a recuperação da economia – nos próximos anos? É preciso lembrar que os EUA voltaram a comprar o produto brasileiro e a China já está se posicionando como um dos principais importadores neste ano. O país asiático voltou às compras em 2015 e, de janeiro a agosto deste ano, gastou US$ 407 milhões. Segundo expectativa da Abiec, que representa os exportadores, o faturamento pode chegar a US$ 1 bilhão até dezembro agora.

Por sinal, para os EUA, os primeiros navios transportando carne  ganharam os mares. Dois frigoríficos, JBS e Marfrig, são responsáveis pelos primeiros embarques. Mais: o foco agora está no Japão, outro mercado suculento. Como é sabido, os EUA não são grande importadores em volume, porém, extremamente exigentes quanto à qualidade e sanidade da carne, costumam ser seguidos por outros países após a abertura do seu mercado.

Duas respostas à indagação que origina esse texto eu obtive via  Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e falando com Alexandre Parisse, do Confinamento São Lucas, de Santa Helena de Goiás. Parisse costuma confinar 50 mil bois a cada temporada. Este ano, no entanto, fechou menos animais por conta da cotação da arroba, principalmente, e dos custos altos para alimentar o gado.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior