Embarques de carne bovina in natura aos EUA somaram 126,5 t em setembro

Publicado em 20/10/2016 14:47
Foi o primeiro mês de vendas brasileiras do produto depois da abertura do mercado

O Brasil exportou 126,5 toneladas de carne bovina in natura para os Estados Unidos no mês passado, o que equivale a cerca de 500 mil dólares. Setembro foi o primeiro mês de embarques do produto brasileiro com destino ao mercado norte-americano, depois do acordo de comércio bilateral, firmado no dia 1º de agosto deste ano.

Segundo a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como foi o início das vendas, a tendência é de crescimento.

Logo depois da assinatura do acordo, os frigoríficos com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) começaram a pedir ao Mapa a habilitação para exportar. No dia 18 de setembro, um estabelecimento de Bataguassu, Mato Grosso do Sul, embarcou a primeira carga para os Estados Unidos.

A abertura do mercado norte-americano à carne bovina in natura brasileira foi considerada uma conquista importante pelo governo brasileiro, com a possibilidade de abertura de novos mercados, já que os Estados Unidos são muitos exigentes em questões sanitárias.

O Brasil é um dos líderes mundiais na exportação de carne bovina. Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas externas totais chegaram US$ 4,05 bilhões.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior