Frigol espera início lento na retomada da demanda interna por carnes em 2017

Publicado em 11/11/2016 06:24

O frigorífico Frigol espera fechar 2016 com receita menor que o inicialmente previsto, após um ano de demanda retraída no mercado doméstico e valorização do real em relação ao dólar, dificultando repasse de preços para clientes internacionais, disse o CEO, Luciano Pascon, em entrevista à CarneTec nesta semana.

Apesar do cenário desafiador, Pascon espera o início da retomada lenta da demanda por proteína animal em 2017 no mercado interno e novas oportunidades de exportação. A companhia, que abriu recentemente escritório nos Emirados Árabes Unidos, quer ampliar sua participação nos mercados internacionais, e vê a Ásia como potencial nova localidade para um futuro escritório internacional.

Após a recente expansão na produção de carne suína, a Frigol está agora focada em aumentar sua participação na cadeia de carne bovina e não descarta investir no segmento de carne de frango no futuro. Confira abaixo a entrevista completa do CEO Luciano Pascon:

Como foi o desempenho da Frigol no ano de 2016?

Pascon: O ano foi mais duro do que nós imaginávamos. Tínhamos uma expectativa, desde o ano passado, de demanda no mercado interno bastante deprimida por conta da situação econômica, mas tínhamos uma expectativa boa de compensar parte desta queda com exportações – o que aconteceu em janeiro, fevereiro e em até parte do mês de março. Depois de março, nós vimos a demanda no mercado interno recuando ainda mais e o mercado externo começando a ter dificuldades, principalmente pela valorização do real. Esse movimento aconteceu muito forte com a moeda brasileira e não com as moedas dos nossos importadores, o que dificultou que repassássemos os preços em dólar. Isso obrigou que, mais uma vez, controlássemos um pouco mais a produção para conseguir adequar o volume de produto acabado à demanda. Neste ano, fomos afetados com uma redução de receita em torno de 8% em relação ao que nós planejávamos devido a esses fatores.

Leia a notícia na íntegra no site CarneTec.

Tags:

Fonte: CarneTec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Santa Catarina alcança em abril o melhor desempenho do ano na exportação de carnes
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023
Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo