Consumo de carne bovina na Argentina cai 8,3% e é o segundo mais baixo em 16 anos

Publicado em 14/11/2016 11:04
Relatório da Ciccra aponta que consumo diminuiu para 55 quilos per capita ano, enquanto produção caiu 1,6% em outubro

O consumo de carne bovina por habitantes na Argentina caiu 8,3% nos dez primeiros meses do ano, segundo dados da Câmara de Indústria e Comércio de Carnes e Derivados da Argentina (CICCRA). O relatório apontou consumo de 55 kg/ano considerando a média interanual, no relatório divulgado na sexta-feira (11).

"Enquanto isso, a média móvel dos últimos doze meses foi de 55,4 kg/hab/ano, resultando em 7,3% inferior ao de um ano atrás", ou seja, o segundo menor nível dos últimos 16 anos, um pouco acima dos 54,5 quilos registrado em 2011.

Na comparação entre janeiro e outubro de 2016, o Instituto para a Promoção da Carne Bovina Argentina (IPCVA) havia concluído que o consumo de carne bovina neste ano caiu para seu nível mais baixo já registrado na história, com 55,2 quilos média móvel per capita ano, representando declínio de 8,2% na relação com 2015. Na última baixa [em 2011], o IPCVA havia registrado um consumo médio de 56 quilos.

Em outubro, a indústria frigorífica abateu 991 mil cabeças, 1,8% a menos que no ano anterior. Os abates totais nos primeiros dez meses foram de 9,61 milhões de cabeças, o que significa uma queda de 6,1% anual e “se constituiu na quinta mais baixa dos últimos 37 períodos de janeiro-outubro”.

A produção total de carne em outubro caiu em 1,6% interanual e, em dez meses, baixou em 5,6%. “A produção de carne caiu percentualmente menos que os abates, indicando um aumento incipiente no peso ao abate com um crescimento de 0,5% anual”.

O consumo interno absorveu 90,6% da produção total, ou seja, 1,963 bilhão de toneladas de carcaça com osso, o que representa uma queda de 7,4% interanual.

Em outro levantamento, a Ciccra estimou que as exportações de carne nos últimos dez meses têm crescido 16,2% frente ao ano anterior, enquanto que nesse período caiu níveis de abate e produção.

Tradução: Larissa Albuquerque

Fonte: Infobae

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior