Exportações totais de carne bovina do Brasil cai 1% em 2016, diz Abrafrigo

Publicado em 05/01/2017 14:50

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - Os embarques de carne bovina do Brasil, incluindo carne in natura e processada, recuaram 1 por cento em 2016, com quedas mais significativas nas vendas para Rússia e Venezuela, dois países com economias afetadas pela queda nas cotações do petróleo, informou nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

A comercialização com o exterior atingiu 1,35 milhão de toneladas, ante 1,361 milhão de toneladas em 2015, informou a entidade, com dados compilados junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

No total, 62 países aumentaram suas aquisições do Brasil enquanto outros 90 países reduziram suas compras em relação a 2015, destacou a Abrafrigo.

"É o segundo ano consecutivo de queda nas vendas depois do recorde de exportações de 2014, quando o país comercializou 1,575 milhão de toneladas", destacou a associação, em nota.

O recuo nos embarques ocorre "apesar das boas notícias do ano passado como a abertura do mercado norte-americano à carne bovina in natura brasileira, volta da Arábia Saudita como compradora e o crescimento explosivo das importações do produto pela China".

Em receita, as exportações recuaram 8 por cento, atingindo 5,34 bilhões de dólares, estimou a associação.

A Abrafrigo disse que vê perspectivas otimistas para as exportações do setor em 2017, com a entrada mais forte em novos mercados, o retorno de antigos clientes e uma ação mais agressiva das empresas brasileiras, uma vez que o dólar ainda está em patamar de boa remuneração para os exportadores.

A entidade disse que uma dezena de associados estão em processo de habilitação para vendas para a China, que figurou como principal comprador de carne bovina do Brasil, com 33 por cento dos embarques em 2016.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário