Principais exportadores avançam no mercado de carne bovina

Publicado em 24/02/2017 07:19

Feito o balanço das exportações de carne bovina em 2016, Brasil, Argentina e Estados Unidos aumentaram o volume exportado.

Os americanos, devido a uma melhora no rebanho e na oferta interna de carnes exportaram 1,2 milhão de toneladas, um volume 11% superior ao de 2015.

O rebanho norte-americano superava 100 milhões de cabeças, recuou para menos de 90 milhões e, agora, começa a se recuperar.

Clima adverso e custos elevados nos últimos anos tinham provocado essa queda.

O México, principal mercado para a carne norte-americana em 2015, perdeu o posto para o Japão no ano passado. Os japoneses compraram 259 mil toneladas dos Estados Unidos, ficando com um quinto da venda externa dos norte-americanos.

Os argentinos, embora muito distantes dos tempos áureos, quando o país dominava os principais mercados mundiais, também avançaram em 2016. O IPCVA (um instituto de promoção da carne argentina) aponta exportações de 265 mil toneladas de carne bovina no ano passado, ante 240 mil em 2015.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior