Carne brasileira em portos na China deve ficar retida até segunda ordem

Publicado em 20/03/2017 15:51

A China, segundo maior importador de carnes brasileiras no mundo, deve suspender temporariamente os carregamentos que desembarcam no país. O governo brasileiro foi comunicado oficialmente pela China que o país asiático não desembarcará as carnes importadas do Brasil, até receber as informações requeridas sobre a Operação Carne Fraca, divulgada pela Polícia Federal na última sexta-feira. A ideia é que os contêineres que cheguem aos portos chineses sejam retidos até segunda ordem. A informação foi confirmada ao GLOBO por um integrante do Ministério da Agricultura em Brasília. Há quem diga que este é um sinal de que a restrição pode ter curta duração. Por enquanto, avalia-se que o custo de uma suspensão formal seja alto para os dois lados.

O Ministério da Agricultura divulgou nota oficial no início da tarde confirmando que a China pediu ao governo brasileiro explicações sobre a Operação Carne Fraca. "O Brasil dará todos os esclarecimentos aos chineses o mais rápido possível", diz um comunicado divulgado há pouco pelo ministério. "Até receber as informações, a China não desembarcará as carnes importadas do Brasil", diz o texto.

O que houve, segundo o ministério, foi um comunicado do governo chinês informando que o desembaraço aduaneiro de 65 autorizações que chegaram aos portos daquele país ficará paralisado até que todas as perguntas enviadas ao governo brasileiro sejam esclarecidas.

Nesta segunda-feira, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, terá uma videoconferência com autoridades chinesas para prestar esclarecimentos.

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.

Fonte: O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso