Governo garante segurança da carne a diplomatas árabes

Publicado em 24/03/2017 16:02
Representantes do Ministério da Agricultura se reuniram com o Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil para esclarecer investigação a respeito da carne brasileira

Por iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram nessa quarta-feira (22), em Brasília, com o Conselho dos Embaixadores Árabes para prestar esclarecimentos sobre a qualidade das carnes produzidas e exportadas pelo País.

No encontro, o secretário de Relações Internacionais do Ministério, Odilson Luiz Ribeiro e Silva informou que “até o momento, do ponto de vista da investigação no âmbito do Ministério, não há nenhuma ação que possa indicar riscos na certificação dos alimentos vendidos lá fora ou no mercado interno”. O Mapa distribuiu documento com dados técnicos aos diplomatas e se comprometeu a mantê-los informados sobre os desdobramentos do caso.

“A maior parte do Conselho participou da reunião e as explicações foram satisfatórias”, disse o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben. Além dele, participaram do encontro diplomatas da Arábia Saudita, Argélia, Egito, Mauritânia, Iraque, Marrocos, Kuwait, Omã, Líbano, Sudão e Líbia. “Houve debate e perguntas, e o secretário distribuiu um documento confirmando que não existe nenhum risco sanitário nos alimentos”, afirmou Alzeben. 

A abertura de um canal de diálogo entre o Mapa e os embaixadores árabes foi vista como muito positiva pelos participantes. “Promover esta integração faz parte da missão da Câmara Árabe”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.

Presente ao encontro, Hannun explicou que Câmara Árabe sugeriu a realização do encontro, uma vez que havia se comprometido a buscar esclarecimentos sobre a questão e manter seus associados e parceiros informados. Segundo ele, “o Ministério ficou de manter a entidade e as embaixadas informadas do desenrolar do caso e a Câmara providenciará a tradução dos documentos para o árabe e fará o seu repasse às representações diplomáticas”.

Tags:

Fonte: Câmara de Com. Árabe-Brasileira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso