Volta do ICMS eleva preço da carne em até 8% em São Paulo, aponta IPC-Fipe

Publicado em 08/05/2017 13:56

Os dados da pesquisa de Índice de Preços ao Consumidor (IPC - Fipe) - que meda a inflação em São Paulo -, apontou que em abril, o preço médio das carnes bovinas na cidade de São Paulo subiu 3,83% e alguns cortes de segunda registram altas de até 8%.

As valorizações das carnes superarou o índice de abril, que fechou em 0,61%. No mês anterior, o avanço dos preços no varejo de São Paulo foi de apenas 0,05%.

Como parte das medidas de revisão dos incentivos fiscais no Estado de São Paulo, o Governo Estadual revogou a isenção de ICMS ao setor de carnes. A medida entrou em vigor em 1º de abril, voltando a taxar produtos isentos por oito anos.

A época o vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Eduardo Kawakami, afirmou que a medida poderá encarecer de 6% a 7% o preço das carnes ao consumidor final.

A nova regra estipula alíquota de 11% de ICMS nas carnes (bovina, suína, de frango, dentre outras) às vendas ao consumidor final. E também, 7% aos frigoríficos, mas nesse caso, o mesmo decreto estabelece crédito de 7% na compra de animais, reduzindo a zero os impactos sobre as agroindústrias.

Na visão da consultoria, Lygia Pimentel, da Agrifatto, o retorno da alíquota em São Paulo traz conseqüência a toda cadeia pecuária. "O ICMS representa perda no poder de compra do consumidor em relação à carne", diz.

A recuperação econômica, ainda que a passos lentos, deveria melhorar o desempenho das vendas de carne no mercado interno. Mas, "a tributação acaba tirando parte da capacidade de consumo recuperada nos últimos meses", acrescenta Pimentel.

São Paulo é o principal estado consumidor, mas há um déficit entre produção e demanda, que obriga a compra de animais de fora. Por isso, o aumento de preço no varejo paulista traz preocupação a toda pecuária nacional.

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior