PF prende fiscal da Agricultura acusado de apagar provas da operação Carne Fraca

Publicado em 31/05/2017 12:08

(Reuters) - A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira um fiscal agropecuário ex-superintendente do Ministério da Agricultura em Goiás acusado de apagar provas sobre o esquema criminoso descoberto pela operação Carne Fraca, que revelou fraudes em fornecimento de produtos alimentícios alterados ou adulterados com a participação de empresários e fiscais.

Francisco Carlos de Assis já havia sido alvo de mandado de condução coercitiva e busca e apreensão durante a primeira fase da Carne Fraca, deflagrada em março, mas não foi encontrado à época pela polícia.

Posteriormente, ele compareceu espontaneamente para prestar declarações à PF, mas conversas telefônicas interceptadas com autorização judicial flagraram o fiscal contando para sua namorada que havia picotado documentos e apagado conversas gravadas, de acordo com despacho da 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba que autorizou a prisão nesta quarta-feira.

"Tais fatos novos configuram, em tese, também o delito previsto da Lei 12.850/2013, por haver indícios de que está Francisco embaraçando a investigação de infrações penais envolvendo organização criminosa", afirmou o juiz federal Marcos Josegrei da Silva ao autorizar a segunda fase da Carne Fraca, chamada de Antídoto.

Além da prisão preventiva de Francisco de Assis, policiais federais cumpriram nesta quarta-feira mandados de busca e apreensão em três endereços ligados a ele no Estado de Goiás, em busca de eventuais elementos de prova relacionados aos supostos crimes investigados.

O ex-superintendente do Ministério da Agricultura já é réu por ter participado do esquema de corrupção revelado pela Carne Fraca, acusado de receber benefícios e pagamentos de um articulador da empresa BRF a fim de evitar fiscalização ou até mesmo impedimento dos serviços de unidades da empresa em Goiás.

Uma das unidades da BRF em que Francisco de Assis teria atuado para impedir a suspensão da habilitação foi a de Mineiros, em Goiás, que por fim foi fechada quando da deflagração da Carne Fraca, sendo posteriormente reaberta.

Procurada pela Reuters, a BRF disse que não comentaria a ação da PF desta quarta-feira.

O Ministério Público do Paraná já apresentou denúncia à Justiça Federal no Estado contra 60 envolvidos na operação Carne Fraca por crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, corrupção passiva privilegiada, prevaricação, concussão, violação de sigilo funcional, peculato, organização criminosa e advocacia administrativa.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Com reportagem adicional de Paula Arend Laier, em São Paulo)

G1: Polícia Federal deflagra a 2ª fase da Operação Carne Fraca

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (31) a 2ª fase da Operação Carne Fraca, que investiga irregularidades na fiscalização de frigoríficos.

De acordo com a PF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, em Goiás.

O principal alvo desta fase é Franciso Carlos de Assis, ex-superintendente regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado de Goiás. Ele será levado para a superintendência da PF em Curitiba, onde ficará à disposição da Justiça.

Franciso Carlos de Assis foi flagrado, conforme a PF, "em interceptações telefônicas destruindo provas relevantes" para a apuração da Operação Carne Fraca. A PF ainda não explicou como ocorreu a destruição das provas.

Continue lendo.

Fonte: Reuters + G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior