Europa questiona carne do Brasil e ameaça suspender importações

Publicado em 14/06/2017 07:21

Um dos maiores mercados para a carne brasileira, a União Europeia sinaliza a possibilidade de banir importações vindas do Brasil.

Em carta enviada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a Comissão Europeia, braço executivo da UE, afirma que o Brasil não tem feito nada para retomar a confiança do bloco após o escândalo provocado pela Carne Fraca.

A operação, deflagrada em março, revelou que empresas do setor de carnes pagaram propina a fiscais do Ministério da Agricultura, em troca da liberação de produtos fora das especificações sanitárias.

O documento da UE, ao qual a Folha teve acesso, é duro e destoa do tom normalmente empregado em correspondências diplomáticas.

Assinada pelo comissário de Saúde e Segurança Alimentar da UE, Vytenis Andriukaitis, a carta afirma que o bloco "duvida da credibilidade dos sistemas de controle [sanitário]" e que os recentes escândalos enfraquecem a confiança na capacidade das autoridades brasileiras".

Membros da Diretoria-Geral de Saúde do bloco realizaram, entre 2 e 12 de maio, uma auditoria em frigoríficos brasileiros. Eles identificaram "deficiências críticas na maior parte dos setores inspecionados, muitas das quais de natureza grave".

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro